Bootstrap

Automação de Aeradores

Sistema de Aeração Inteligente
Sistema de Aeração Inteligente Catfish Oxygen.

Para que os organismos se desenvolvam de maneira saudável é necessário garantir que a água de cultivo possua concentrações mínimas de oxigênio dissolvido. Cada espécie possui requisitos específicos de respiração e a Resoluçao CONAME 357/05(2) estabelece que águas doces devem ter concentrações mínimas de 5 mg/L para serem utilizadas na aquicultura.

Diversas tecnologias são utilizadas para aumentar a concentração de oxigênio da água como aeradores de pá, aeradores chafariz, sopradores de ar, injetores venturi e até mesmo injeção direta de oxigênio puro. Os sistemas de aeração são o segundo maior custo de produção em sistemas intensivos, ficando na faixa entre 10% e 20% do custo total, e portanto geram atenção especial dos produtores.

Sabe-se que as algas presentes na água fazem fotossíntese e adicionam oxigênio durante o dia, mas também consomem oxigênio durante a noite. Sabendo disso, muitos produtores acionam os aeradores apenas durante a noite, evitando o consumo de energia elétrica durante o dia. Outra técnica utilizada para reduzir os custos é não ligar os aeradores no início dos ciclos de cultivo, enquanto os organismos são pequenos e consomem pouco oxigênio.

A Catfish Engenharia desenvolveu um sistema inteligente que automatiza o acionamento dos aeradores.

Uma sonda que mede a concentração de oxigênio dissolvido é colocada em cada tanque de cultivo de maneira que as concentrações são medidas a cada cinco segundos. Estas sondas são conectadas em um sistema de controle que aciona os aeradores, usando inversores de frequência, de forma que a quantidade exata de oxigênio é adicionada em cada momento. Desta forma, os tanques nunca possuem concentração de oxigênio baixa, o que faria mal aos animais, mas também os aeradores nunca são acionados de maneira desnecessária, o que garante o menor consumo possível de energia elétrica.

O uso de inversores no sistema de controle é completamente inovador pois ele reduz a potência dos inversores sem desligar completamente o sistema, evitando o efeito liga-desliga que é altamente prejudicial aos motores e reduz sua vida útil. A tecnologia empregada é similar àquela dos novos sistemas de ar-condicionado com tecnologia inverter.